Futuro

10/23/2010

2 Comments

 
Há algum tempo atrás, minha escola veio com um projeto que tinha o objetivo de mostrar aos alunos que temos duas opções: a cigarra ou a formiga.
A cigarra tem hoje para pagar amanhã, enquanto a formiga paga hoje para ter amanhã. Qual dessas duas seria mais proveitosa? Pela história, a cigarra se quebra sem comida no inverno e a formiga fica de boa.
"Mas como seria chato o trabalho da formiga sem a música da cigarra."
Eu sou uma formiga.
Uma formiga ansiosa. Assaz ansiosa.
Fico horas fazendo planos e pensando em como vou poder fazê-los acontecer, sempre pensando realisticamente. "O que eu posso fazer hoje para que daqui a vinte anos eu consiga o que eu quero?". Eu não penso exatamente assim, nenhum cientista pensa com fórmulas, mas no fim eu sempre respondo essa pergunta.
E no hoje eu sempre tenho que me gastar, me exaurir, pensar, planejar, tudo para que, um dia, eu consiga ter tempo livre o suficiente e viver tranquilo, com uma família e dando mais atenção às coisas que realmente importam.
E pra isso eu estudo, eu trabalho, eu procuro outros estágios melhores e faculdades que abranjam a área que eu escolhi e até algumas especializações. Um tanto nerótico, eu sei, mas é inevitável, pra mim.
E isso me cansa.
E eu tenho vontade de jogar tudo pra cima e mandar todo mundo explodir.
Isso é bastante tenso. E me deixa muito ansioso. Quero muito que esse ano acabe pra que eu possa estudar pro vestibular. Na verdade as coisas só vão se acalmar um pouco pra mim quando eu passar no vestibular, daqui um ano e alguns meses, se eu passar de primeira (e deus queira que sim).
Não sei se isso é o mais certo a se fazer, eu realmente tenho medo dessa tranquilidade não existir, de pagar hoje e não ter amanhã. De passar a vida inteira procurando por uma coisa que eu poderia ter agora.
A formiga ou a cigarra?
srtf
10/23/2010 10:12:12 am

acho que isso tá muito errado. planejar o futuro ok, mas batalhar tudo agora e deixar de fazer as coisas em prol do depois é um lixo. teu tempo é agora, e não daqui a 30 anos com uma aposentadoria boa e uma vida tediosa pra caralho. menos estudos e mais histórias pros teus netos sabe. e pára com essa neurose, tu passa na ufrgs certo :B

Reply
Sara Bueno
10/25/2010 02:51:22 am

"Tudo que é demais é muito", ponderar entre esses dois pontos é o ideal e na prática tu consegue aplicar essa ponderação, tu te dedica aos teus amigos e aos teus estudos... Estás no caminho certo e sempre que se sentir cansado tem com quem contar pra relaxar um pouco ;] Acalma que tudo vai dar certo (mas não amolece, claro ;])

Beijos!!!

Reply



Leave a Reply.