Carnaval, Futebol...
Por que eu não gosto dissos?
Futebol, um esporte de contato, de resistência, que exige muito dos atletas, um bom condicionamento físico, enfim. O futebol como esporte é aceitável. Mais do que isso, é interessante, é legal. O que eu não consigo entender são os maus sentimentos que ele causa nos torcedores fanáticos. Brigas entre torcidas, brigas entre jogadores de times inimigos, briga entre jogadores do mesmo time. Como se aquela partida de futebol fosse realmente mudar a vida de alguém.
"É muito legal, chega a ser engraçado, tu vê no estádio um um cara gigantesco, todo musculoso, chorando abraçado na camisa do time". Engraçado com certeza é, mas porque é ridículo, não porque é legal (até porque não é legal). As pessoas guiam o seu humor no futebol. Gastam trinta reais para ficar duas horas pulando no estádio sem assistir ao jogo. "Mas quando se vai pro estádio não é pra ver o jogo, é pra curtir a festa". O que chamam de 'festa' é uma multidão de pessoas pulando e cantando alguma coisa ofensiva pro time adversário, com todos os palavrões do mundo, enquanto alguém joga cerveja pra cima, isso se não resolvem jogar mijo. E aí eu penso: BAITA FESTA, HEM?
Não, eu não vou simpatizar com futebol e sim, acho idiota se gastar com isso. Mas tudo bem, cada um cuida do seu. "Tá na chuva é pra se molhar", então eu prefiro ficar longe disso e não me encham o saco.
Outra coisa que eu não gosto no futebol é o pequeno detalhe de cada jogador de time grande ganhar milhões por mês. São pessoas sem instrução, o trabalho que eles fazem é extremamente desimportante, o futebol não é útil pro povo, pra sociedade. Ele é preciso porque se tornou um vício e é útil por puro entretenimento, trocável por qualquer forma melhor e mais cultural de entreter pessoas, filmes, livros, teatro. O futebol como existe hoje em dia é plenamente dispensável e isso é o que me deixa mais sem graça. Tanta gente venera esse esporte, chora abraçado ao símbolo do seu "time de coração" quando na verdade tudo isso é inútil. Me deixa triste, por um lado.
E eu vejo as brigas de torcidas, a polícia usando bombas de efeito moral, usando escudos, a pancadaria rolando... Como ainda não perceberam que é só penalizar o time em um campeonato a cada briga causada pela sua torcida? Se a torcida do time X briga com a torcida do time Y, os times X e Y são penalizados em pontos no campeonato ou alguma outra coisa que o torcedor se importe, porque o torcedor está CAGANDO se o time dele tiver que pagar uma multa, mas se importa se o time perder um único ponto no campeonato.


Agora, o Carnaval... Ah, o Carnaval... Se não fosse um feriado imenso... É comparável ao futebol, na minha visão, exceto pelo fato de o carnaval não ter nenhuma desculpa. O carnaval não é saudável como o futebol. Pelo contrário. É praticamente uma desculpa pra mostrar nudez, fornicação. É a destruição de toda a ética que a sociedade prega, é o sexo sem segurança nas ruas, é a nudez pública, os filhos indesejados, a AIDS. Para conter isso, distribui-se camisinhas e pílulas do dia seguinte. Não é o cúmulo? Gastam-se milhões construindo carros alegóricos, fantasias, tudo para um único desfile anual que vai receber uma nota sendo que todos já conhecem os vencedores.
O Carnaval também pode ser visto como uma forma de entretenimento pro povo. Que, assim como o futebol, poderia ser substituído por qualquer outra forma inteligente de entretenimento. Leitura, cinema, teatro, música, enfim. Na minha opinião, isso é uma perda de tempo e de valores, valores econômicos, políticos, sociais, éticos e culturais. Com o dinheiro que se gasta no carnaval e no futebol, seria possível melhorar a vida de muitas famílias.
E vendo essas coisas, eu sinto vontade de desistir da fé que tenho, como eu já blefei muitas vezes fazer. Na verdade eu realmente achava ter perdido a fé, mas eu estava errado. Ainda tenho fé nos humanos e na humanidade, apesar de odiar esse tipo de coisa e não entender como as pessoas podem colocar o lucro acima de seus semelhantes humanos. E chamam isso tudo de festa. Marketing.