Picture
Constantemente temos conversas com pessoas que não compartilham do mesmo ponto de vista que nós. Cada um se coloca de forma a defender o seu. Aquilo que acreditamos, as nossas convicções, são muito importantes para nós, internamente, e não vamos aceitar uma ideia contrária com facilidade. Discussões podem levar à raiva, à incompreensão, podem nos fazer detestar alguém por alguns instantes. Mas as divergências são uma das coisas mais edificantes que podem ser experimentadas. Testamos nossa compreensão, o respeito que temos por opiniões diferentes (nem sempre opostas) e aprendemos coisas novas, novos argumentos, muitas coisas que, por vezes, vai ajudar a defender o próprio ponto de vista em ocasiões futuras. Mesmo que não concordemos com a opinião do 'inimigo', aprenderemos na batalha de opiniões argumentos que poderão ser de grande utilidade. Não importa quem (con)vence quem em uma discussão. O importante é que a discussão foi realizada, e com isso podemos aprender muitas coisas. Uma das mais importantes é o respeito.
O respeito é, sem dúvida, insubstituível. Devemos aprender a respeitar todas as outras opiniões diferentes das nossas. Mas... existe uma 'overdose' de respeito? Existe alguma barreira que o respeito quebre? Algum limite? Às vezes, sinto que o respeito pode estragar o aprendizado gerado pela discussão. Se respeitarmos sem hesitar a opinião contrária, não vamos estar ajudando o outro a se edificar. Não vamos compartilhar muitas experiências por julgá-las desrespeitosas e muitas opiniões vão ser guardadas. 
"A diferença entre o veneno e o antídoto é a quantidade."
O respeito é essencial, mas não sejamos fanáticos. Vamos nos permitir ser contrários às opiniões alheias que não nos agradem, pois essa é a base da divergência. Duas opiniões diferentes podem se fundir criando um conhecimento novo para todos aqueles que participam da discussão. Não perca a chance de debater, discutir.
Respeite, mas somente o necessário. Não repeite demais apenas para não arrumar problemas. Arrisque.
Sara Bueno
10/11/2010 08:57:47 am

Sem palavras, falou tudo... quem dera mais pessoas pensassem assim a cerca desta questão.

.::Donuts for you::.

Reply



Leave a Reply.