Antes do post em si, queria não ignorar o fato de hoje ser o primeiro dia de 2011. Espero que 2011 seja um ano cheio de descobertas e aprendizados, com muita sensatez e bom-senso (é difícil ter esperança quando acordamos com uma briga dos vizinhos do apartamento ao lado, mas vamos tentar).

Com 'evolução', eu digo a evolução humana. É quase difícil acreditar que somos animais, de tão distantes estamos dos demais, evolutivamente falando. Temos consciência, comunicação, raciocínio lógico. Poucas as coisas que ainda fazemos instintivamente. Tudo é pensado, tudo é planejado... Somos os únicos animais com essa capacidade. Certo, alguns animais têm uma organização fascinante, como formigas ou abelhas, mas nós evoluímos muito além disso, não tem como negar.
Mas o que eu me pergunto é... será que a inteligência é mais valiosa do que o instinto? Com a nossa inteligência, por muito tempo nos sentimos superiores aos outros animais, inclusive superiores aos próprios humanos. Brancos se acharam superiores aos negros, homens às mulheres. A inteligência traz burrice, enquanto o instinto... O instinto não progride, se mantém estagnado. Entretanto, não causa problemas. O instinto é estática e naturalmente puro e bom.
Talvez pensem que o instinto não pode ser bom... afinal os animais matam uns aos outros. Brincam com os animais indefesos que eles não conhecem e matam sem necessidade...
Mas olhe para os humanos. Enganam seus próprios semelhantes, matam quem for preciso para alcançar seu objetivos. Nós devastamos áreas imensas, nós dominamos o mundo! Somos fisicamente fracos, não temos nenhuma habilidade especial exceto a inteligência, insuperável. Mas às vezes eu penso que... tudo isso é em vão. "Felicidade" é um valor tão almejado por nós... mas os animais não se preocupam com felicidade, aparentemente. O leão não fica triste por caçar para sobreviver. Por que os humanos se importam tanto com isso?

A inteligência é uma coisa boa, mas traz burrice e muitas outras coisas ruins; O instinto, por outro lado, é neutro. Não é bom ou ruim. Simplesmente É.
A inteligência é uma ferramenta do ser humano. E, como qualquer ferramenta, pode ser usada para o bem ou para o mal. Mas os humanos não aprenderam a usar essa tecnologia, e tentam aprender, mas até hoje os resultados foram... fracos. Dizem que a humanidade é adolescente, está cometendo erros para aprender a não fazer errado no futuro. Mas a que preço? Os animais nunca saíram da infância e são eternamente felizes. A inteligência vale mais do que o instinto, afinal?

E para finalizar, um vídeo que tem tudo a ver com esse post. Mas antes eu vou deixar uma indicação de filme, Watchmen. Assistam com um olhar crítico e tentem entender a filosofia da coisa, eu achei muito valiosa. Agora sim, vamos ao vídeo:
Sara Bueno
1/9/2011 01:11:59 am

"But you're not." Por isso mesmo que acho que somos muito duros conosco, somos só animais, ainda por cima animais atormentados pela preocupação, somos o drama entre o instinto e a inteligência. É só isso, e se cada um pensasse a sua vida de maneira plena e simples seria mais fácil pro conjunto... eu acho.

Reply
Leandro
2/2/2011 01:18:29 am

A inteligência é como uma maldição...

Reply



Leave a Reply.