Seja a terceira pessoa.
Estar sempre no 'eu' é bastante interessante, tem seus lados positivos, mas acho importante saber trocar para a segunda ou para a terceira pessoa. Principalmente para a terceira.
A terceira pessoa não faz parte. Ela não é como eu ou como você. Ela é livre de preceitos. A terceira pessoa não está envolvida e tem a capacidade de julgar a situação, não importa qual. Ela não está influenciada por sentimentos momentâneos. Quando se pede um conselho, pede-se a opinião da terceira pessoa do singular. Mas, por que não ser essa pessoa?
Eu considero essa uma posibilidade muito válida. É quase uma mania minha.
Minha maneira de agir é baseada no que a minha terceira pessoa diz. Eu tento sempre agir de modo que a terceira pessoa aprovasse. Me visto pensando inconscientemente nisso. Escrevo pensando inconscientemente nisso.
Eu tento ser o meu próprio ideal. Eu tento ser o que eu queria que alguém fosse pra mim. Quando descobriram isso, me chamaram de narcisista. E, de certo modo, não discordo. Meu ideal é ser alguém que, caso eu conhecesse, me apaixonasse.
Ser no outro, eu.
Realmente, parece muito narcisista. Parece muito "eu me amo". Mas esse não é o meu ponto. Não é o meu objetivo. Eu não me amo, mas quero ser alguém que eu amaria. Quero ser o meu ideal.
E quando escrevo, a terceira pessoa são os leitores. Eu escrevo de acordo com aquilo que eu gostaria de ler.
E quando eu me visto, a terceira pessoa são todos aqueles que vão me ver. E eu me visto de acordo com aquilo que eu gostaria de ver.
E quando eu falo, falo aquilo que eu gostaria de ouvir.
Quando eu faço, faço aquilo que gostaria que fizessem.
Amaterasu
11/18/2010 07:33:10 am

Faz sentido, muito até ^^
Blog ta ficando cada dia melhor, sorte pra você o/

Reply
betina
11/19/2010 06:37:23 am

cara, esse é teu melhor texto. sempre pensei isso também e as pessoas entendem mal. muito bem explicado, genial.

Reply
Sara Bueno
11/21/2010 11:24:29 pm

Muito interessante, só é meio frustrante quando se percebe que não há reciprocidade, pois normalmente, cheios de si mesmos, as pessoas se esquecem que existem outros ao redor. Em verdade, não consigo ver narcisismo nisso, mas sim altruísmo.

Como sempre, um belo post!

.::Beijos::.

Reply
M.: R.:
12/26/2010 11:37:03 am


Gracias, pelas palavras e por estar perto.
Um presente:
"... Esse vazio cristalizado que tem dentro de si espaço para se ir para sempre em frente sem parar: pois espelho é o espaço mais fundo que existe. - E é coisa mágica: quem tem um pedaço quebrado já poderia ir com ele meditar no deserto. De onde também voltaria vazio, iluminado e translúcido, e com o mesmo silêncio vibrante de um espelho...."

http://claricelispector.blogspot.com/2008/02/os-espelhos.html

Com carinho,
seu M.:

Reply



Leave a Reply.